Não Compre Listas de Emails de Empresas Porque Vai Fazer Muito Mais Mal do Que Bem

Antes de começarmos, gostaríamos de dizer que este artigo não é teoria.

Nós já compramos e utilizamos várias listas de emails para nós e para os nossos clientes.

Por isso vamos falar por experiência própria como profissionais de Email Marketing.

A compra de listas de emails de empresas para email marketing é muito mais fácil do que a criação de uma lista do zero.

É a forma mais rápida e fácil de começar no marketing digital e por isso continua a ser feita mesmo que muita gente já sabe que não é uma prática recomendada.

Contudo, essa prática prejudica muito a imagem e reputação da sua empresa aos olhos dos serviços de email como o Gmail, Hotmail/Outlook, Yahoo e dos filtros de Spam como o SpamAssassin

E quando esses serviços começam a marcar o seu email como spam, os seus emails, mesmo os emails normais para clientes e fornecedores, deixam de chegar à caixa de correio dos destinatários porque não passam nos filtros de spam.

Você poderá estar a pensar, mas eu não envio do meu email, eu envio de serviços como o Mailchimp.

Primeiro, serviços de email marketing como o Mailchimp, exigem sempre a autenticação do seu email ou domínio. logo a sua reputação vai estar em causa.

Segundo, se a sua reputação é má, aquele tipo de serviços vai suspender a sua conta e não vai poder enviar mais emails. Muitas vezes para sempre.

Razões Porque a Compra de Listas de Emails de Empresas Não Funciona

As pessoas não conhecem a sua empresa e não demonstraram interesse nos seus serviços ou produtos

Você gosta de estar sempre a receber telefonemas de empresas de telecomunicações a tentar vender um novo pacote de TV + Internet + Telemóvel? Os email comprados e enviados por empresas “desconhecidas” vai ter o mesmo efeito.

Numa lista comprada, os destinatários não farão ideia de como sua empresa conseguiu o email delas.

Isso vai causar uma impressão muito má.

No passado esta situação não era assim tão grave porque não tínhamos de lidar com tanta informação.

Hoje em dia temos menos tempo disponível e muito mais distrações como muito mais email, as redes sociais, o Whatsapp, etc.

Logo, qualquer email não solicitado (Spam) vai aborrecer a pessoa e esta muitas vezes vai marcar como Spam e vai prejudicar a nossa reputação perante os serviços de email.

E muitas vezes as pessoas demonstram o desagrado em estarem sempre a receber emails destas empresas e comentam nas redes sociais. Isto vai prejudicar ainda mais a imagem da sua empresa.

Os serviços de email estão a ficar mais inteligentes.

Há uma boa probabilidade de muitos utilizadores marcarem sua mensagem como SPAM e, ao fazer isso, a reputação da empresa fica prejudicada.

Dessa forma, os próximos envios de email marketing têm grandes probabilidades de irem parar à caixa de SPAM ou lixo eletrónico e mesmo as pessoas que gostariam de receber algo da sua empresa não irão ver o seu email.

É impressionante como até marcas grandes não percebem esse situação.

As Listas de Emails de Empresas Têm Uma Qualidade Muito Má

Os emails que estão em uma lista comprada geralmente são os piores possíveis.

Pessoas que têm esse email nessas listas muito provavelmente recebem emails de diversas outras empresas que também compraram emails.

Nesses casos, é bem maior a probabilidade do seu email se perder entre os outros ou mesmo ser marcado como SPAM, como já indicamos.

Além disso, geralmente essas listas têm muitos emails que não existem ou que foram desativados.

Ao incluir esses emails na lista e fazer o envio, os serviços de Email Marketing ou Envio de Newsletters vão identificá-lo como spammer e poderão não aceitar a sua lista e suspender a sua conta.

A qualidade destas listas de email é muito má em em termos de segmentação de público alvo.

Para que a lista tenha uma dimensão considerável, são incluídos todo o tipo de emails e acabam por entrar emails que não possuem qualquer relação com o negócio da sua empresa.

Dificilmente Qualquer Serviço de Email Marketing ou Envio de Newsletters Vai Permitir o Envio de Emails para Listas de Emails Compradas

Os emails das listas compradas têm taxas de marcação de emails como SPAM e de erros de entrega muito altas, o que prejudica a reputação do servidor de envio.

Sabendo disso, as empresas de de Email Marketing ou Envio de Newsletters vão proibir a importação de listas compradas, para garantir que a sua reputação e qualidade na entrega não é afetada.

Há muita gente que acredita que pode enganar as as empresas de de Email Marketing ou Envio de Newsletters, dizendo que a lista é própria e não comprada.

Essas empresas são especializadas e têm grandes recurso técnicos e vão conseguir SEMPRE ver se a lista de email é legitima ou comprada.

Esperamos que tenhamos explicado duma forma simples e eficaz de que não deve de comprar listas de emails porque vai desperdiçar dinheiro e prejudicar a reputação e imagem da sua empresa.